Correio Eletrônico

Males do Forno de Micro-Ondas?
30/12/2003


Caro Prof. Renato Sabbatini,

Escrevo-lhe de Portugal pelo seguinte:

Todos os dias recebo por email a mais variada informação que tenho
o cuidado de ler com atenção, mas que desconfio quase sempre da sua veracidade, questiono-me muitas vezes qual o objectivo da sua
divulgação e por isso mesmo quase nunca a reenvio. Neste caso resolvi aprofundar um pouco mais o assunto uma vez que tenho um filho pequeno e o forno micro-ondas faz parte da nossa vida.

Envio-lhe o email que recebi hoje falando dos perigos do forno micro-ondas. Fazendo uma pequisa na net dos sites em português descobri uma resposta sua exactamente a esta questão em:
c136.html

Gostaria que me confirma-se que esta resposta é realmente da sua autoria e se de facto é verdade que os fornos micro-ondas apenas aquecem a comida não provocando qualquer dano à nossa saude.

Desde já agradeço-lhe a sua disponibilidade e atenção,
com os meus cumprimentos.

Maria do Carmo

Resposta

Cara Sra. Maria do Carmo:

Em resposta às suas perguntas:

1) Sim, é óbvio que o artigo (no caso, uma resposta a um leitor) é meu. Se não, não teria meu nome, concorda?

2) Os fornos de micro-ondas não destróem nutrientes, apenas os aquecem, se a temperatura não for muito alta. Se quiser evitar qualquer alteração, sugiro comer tudo crú, inclusive carne. Acho que nem a autora do email que me enviou toleraria tal mudança de hábitos, depois de um milhão de anos que o ser humano vem assando, fritando, cozinhando, etc., seus alimentos. Se a temperatura for muito alta, como acontece como qualquer alimento cozido, as proteinas se desnaturam, e algums vitaminas são destruidas. Mas isso não é exclusividade do forno de micro-ondas.

3) Não existe nenhuma evidência científica que os fornos de micro-ondas causem câncer e toda a outra falsa lista de doenças terríveis apresentada. Ao contrário: talvez seja uma comida muito mais saudável do que, por exemplo, um defumado ou um torrado ao braseiro, que contém, comprovadamente, vários agentes provocadores de cancro trazidos pela fumaça do carvão. No Japão, onde se comia muitos alimentos preparados desta forma, a incidência de câncer gastrointestinal era muitas vezes mais alta que no Ocidente, mas essa incidência caiu verticalmente ao se popularizarem os micro-ondas e forninhos elétricos, em detrimento dos pequenos braseiros levados à mesa tão tradicionais do cultura japonesa.

Por favor, não dê crédito a todas as besteiras que alguns pretensos "doutores" escrevem na Internet. Na maioria das vezes, é boato infundado.

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP


Copyright © 1996-2003 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.