<

Correio Eletrônico

Esclerose Múltipla
23/07/97

Portadora de Esclerose Múltipla
Gostaria de ficar informada sobre esta doença, que hoje faz parte de minha vida... Soube que a tinha há mais de 10 anos...Estou completamente ciente de seus sintomas e quero ficar sempre a par de todos os seus avanços quanto à possível cura... Sinceramente não acredito que um dia isto vá acontecer. Apenas sou realista. Quero saber se vou parar de andar... se tenho esperanças de viver assim por muito mais tempo. Não quero desistir, e sim continuar lutando para uma possível melhora, ou até uma aceitação maisrápida. Gostaria de poder ajudar se fosse possível.
Obrigada.
Célia
Cara Célia
Antecipo nosso afeto e carinho por sua lucidez ao enfrentar sua condição deportadora de Esclerose Múltipla. Como você já sabe seu quadro é ligado a um processo de desmielinização, ou seja sua 'bainha de mielina' (parte importante na condução nervosa, que recobre os nervos periféricos de seucorpo) é 'atacada' imunologicamente (pelo menos é o que sei das últimas pesquisas), e ha um grande desenvolvimento na área das Neurociências, que busca explicar quadros que são chamados de Psico-neuro-imunológicos. E, como psiquiatra, posso lhe assegurar que seu estado emocional e sua vontade de lutar contra seu estado físico deficiente serão de fundamental importância para sua busca de uma vida de qualidade, e dentro da realidade e condições que lhe forem possíveis.

Aconselho-a a buscar mais informações sobre o seu quadro junto às entidades que pesquisam e reúnem os portadores de esclerose múltipla, a exemplo da ABEM - associação Brasileira de Esclerose Múltipla - Rua Demostenes, 168 São Paulo, SP , CEP 04614-000, tel 011 531 1928.

Pelo que tenho lido na Internet e pesquisado para nosso Banco de Dados o processo de associação e troca de informações entre os próprios portadores de Esclerose Múltipla e outras deficiências, tem levado inclusive a um acréscimo de incentivo às pesquisas, além de ser um meio excelente de suporte psicológico e social.

Procure o máximo de informações sobre seu quadro e sobre novos tratamentos, e lhe recomendo uma página na Internet: a International Federation of MSS -

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.