<

Correio Eletrônico

Drogas
01/05/97

Eu preciso muito saber o tempo que a cocaína e a maconha ficam no sangue, a ponto de serem acusadas em um exame de sangue específico para isso.
Aguardo sua resposta ansiosamente

Anônimo

O tempo que demora para uma dessas drogas sair completamente do sangue ou da urina, e se tornar indetectável pelos métodos de laboratório usados atualmente, vai depender da quantidade da droga usada, e de quantas vezes por dia ou por semana ela é usada regularmente.
A informação científica disponível é a seguinte:

  • Cocaína: a entrada de uma dose de cerca de 250 mg (por aspiração nasal, injeção endovenosa ou aspiração por crack) demora até 48 horas para sair do sangue. Se a pessoa usa cocaína diariamente, a dose é cumulativa, e pode demorar até uma semana para sair completamente do sangue.
  • Maconha: se a pessoa usa uma vez por semana, demora até 34 dias (atenção: dias, e não horas !) para não ser mais detectada. Se usa de 2 a 5 vezes por semana, demora até 70 dias, e se usa diariamente, demora ate' 80 dias.
A acumulação de níveis de cocaína e de maconha no sangue é extremamente perigosa, pois danifica as células do cérebroe do fígado, a longo prazo.
Se as drogas forem combinadas com o uso imoderado de álcool, o efeito toxico sobre océrebro e o fígado é potencializado muitas vezes. O efeito principal da cocaína sobre a lesão cerebral é produzir convulsões (que podem levar a morte), bem como redução irreversível de varias faculdades mentais.
Também pode causar cirrose hepática, principalmente se combinada com o consumo de álcool.
Dr. Renato M. E. Sabbatini - PHD - Diretor do Núcleo de Informática Biomédicas (NIB) Unicamp

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.