<

Correio Eletrônico

Polipose de Colon
17/04/97


A partir de um exame de colonoscopia, verificou-se a presença de pólipos em toda a extensão dos cólons (mais de 50). A conclusão do exame e polipose de cólon (polipose familiar coli). O exame anatomopatológico acusa displasia leve/moderada.
Meu pai quando tinha aproximadamente 40 anos teve o mesmo diagnóstico e submeteu-se a uma cirurgia de colectomia total com preservação de reto. A recomendação médica e para que me submeta ao mesmo procedimento. Lanço a consulta ao meio médico, se algum da especialidade tem conhecimento ou está desenvolvendo algum tipo de tratamento ou terapia que produza resultados curativos ou de reversão deste quadro, sem que haja necessidade de submeter-me a procedimento tão radical. Agradeço desde já qualquer informação que possa ajudar-me em uma tomada de decisão.
Anonimo

Infelizmente a sua doença é de fundo genético, em que as células das mucosas colônica e retal (e aparentemente somente elas) tem uma alta probabilidade de se transformarem em células cancerosas em 100% dos casos ao longo dos anos.
Como até hoje não se descobriu algum método para alterar o código genético dessas células a fim de que se tornem células normais, a única maneira encontrada até hoje como tratamento dessa doençafoi a eliminação das mesmas através da colectomia total.
Apesar de ser um procedimento radical, tem a vantagem de ser curativo para o câncer do colo e reto, além de atualmente não ser mutilante, pois técnicas cirúrgicas modernas permitem a preservação do aparelho esfincteriano, as fezes sendo eliminadas pelo anus normalmente, o que acredito seja o caso de seu pai.
Quanto à ausência do colo após a cirurgia, o organismo em 6 meses adapta-se à situação, o ileo passando a desempenhar as principais funções colonicas e a diarréia inicial ocasionada pela ausência do colo converte-se em um ritmo intestinal de ate 2-3 X por dia, permindo uma vida perfeitamente normal.
Coragem e um grande abraço.
Estamos torcendo para que tudo de certo.
Quaisquer novas dúvidas não se acanhe em perguntar , OK?
Dr. Carlos Eugênio Pedrosa de Souza -Cirurgia Geral e Proctologia -