<

Correio Eletrônico

Hérnia de Hiato
07/03/97

Prezados Senhores,
Ficarei muito agradecida se puderem enviar as informações mais atualizadas sobre este tipo de hérnia.
Quais as causas (por que aparece), como tratar, quais as últimas tendências em terapia, as possíveis sequelas se não for tratada e como melhorar os sintomas.

Quaisquer outros fatos pertinentes comunicar-me.
Um abraço,
Atenciosamente,

Denise
A hérnia de hiato é definida como uma herniação de uma porção do estômago para dentro do tórax, através de uma passagem naturalmente fechada do diafragma, o hiato esofágico.

Simplificando: o alimento entra pela boca e é conduzido pelo esôfago até o estômago. O esôfago fica dentro do tórax e passa por um orifício (o hiato esofágico) que só se abre no momento da passagem do alimento, levando-o até o estômago que fica dentro da cavidade abdominal.
Quando este orifício se alarga, existe a possibilidade do estômado deslisar, em graus variados, através deste orifício, tornando-se intratorácico.

As causas deste afrouxamento são variadas, mas pode-se citar a obesidade como uma fator associado. Os sintomas são geralmente consequência do refluxo de suco gástrico para o esôfago, ou seja, pirose, boca amarga, queimação torácica, dores em aperto consequentes ao espasmo doesôfago.

Se a hérnia for muito grande, podem ocorrer sintomas de compressão de estruturas torácicas, como tosse e falta de ar.
O diagnóstico é feito por endoscopia digestiva ou por RX contrastado. Pode aparecer em um RX simples de tórax.

O tratamento é o mesmo do refluxo gastroesofágico e, quando necessário cirurgia para reconstruir o hiato esofágico. A técnica mais moderna é a cirurgia videolaparoscópica, mas sua indicação depende dos sintomas, da resposta ou não às medidas clínicas e do tamanho da hérnia.

Dr. Sandra R. S. Gasparini - Geriatra e Gereontologa

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: