<

Correio Eletrônico

Endometriose
07/03/97

Sou portadora de endometriose grau IV, procuro informações sobre esta doença.

Milene

ENDOMÉTRIO: tecido que ocorre dentro do útero e que responde a estímulos dos hormônios femininos. É o tecido que descama (sangra) durante a menstruação.

Endometriose - é a ocorrência de tecido semelhante ao endométrio fora de sua sede normal, ou seja, a cavidade uterina.

Este tecido endometrial, alojado em outros lugares, por estímulo hormonal, sangra, advindo daí todo o problema causado por esta doença.

A classificação depende da quantidade de focos e dos locais (ovários, peritôneo pélvico, ligamentos uterinos, trompas, cérvix, vagina, intestino, e, menos frequente pulmão, mucosa nasal, umbigo, bexiga, rim, pernas e cicatriz de episiotomia) atingidos pela endometriose, sendo esta classificação necessária para orientar o tratamento que pode ser clínico ou cirúrgico.

Várias são as causas propostas para a endometriose:

-regurgitação tubária do epitélio menstrual - durante a menstruação, parte do fluxo e retrógrado, caindo na cavidade abdominal através das trompas.

-metástase vascular ou linfática- o tecido endometrial é transportado à distância através dos canais linfáticos ou do sistema vascular.

-metaplasis celômica- transformação de um tipo de tecido em tecido endometrial após algum tipo de indução.

-combinação das três- teoria mais aceita uma vez que nenhuma das acima explica adequadamente a ampla variedade de locais de tecido endometrial aberrante.

Os sintomas clássicos incluem: dor pélvica cíclica, dismenorréia, dispareunia e, não raramente infertilidade. Menos comum o sangramento anormal a disquesia e várias manifestações sistêmicas específicas.

Dr. Paulo Cesar Madi - Clinica Médica e Saúde Pública

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biom&eac