<

Correio Eletrônico


Hipertensão
22/02/97

Caro Doutor,
Há 3 meses tive um problema de estafa e ao consultar um medico, descobri que minha pressão estava alta. Fiz vários exames: hemograma completo, tirglicerides, colesterol, ácido úrico, tgo, tgp, t3, t4, tsh, curva glicemica e todos deram resultados normais. Também fiz um MAPA (monitorização ambulatorial depressão arterial) com resultado médios de pressão 150x82, sendo 156x86 noperíodo de vigília,129x66 no período de sono e 163x85 no período matutino, descenso depa no sono:PAS 17% ePAD 23%, carga pressoria na vigília PAS 96% e PAD 25%. E também fiz um ecocardiograma que deu resultado normal. Meu médico cardiologista me receitou que tomasse ATENOL 50 mg e afirmou que os resultados de meus exames indicavam que eu tinha hipertensão essencial. Tenho 30 anos, pratico esportes a longa data (natação, musculação e ginastica aeróbica). Sou também muito nervoso e ansioso. Gostaria de saber se existe algum outro tratamento que eu poderia seguir sem necessariamente ter que tomar medicamento pelo resto de minha vida. Ouvi dizer que o alho é um ótimo antihipertensivo, é verdade?
Muito obrigado.
Anônimo
O mais importante é o diagnóstico de hipertensão. Uma vez feito, o indivíduo deve ser tratado sempre e para o resto da vida. O tipo de tratamento depende dos níveis pressóricos.
A hipertensão arterial essencial é responsável pela grande maioria dos casos de hipertensão. Tem este nome porque não é secundária a nenhuma doença, como doença renal ou da tireóide. O fato de seus exames serem normais não exclui o diagnóstico de hipertensão, mas descarta as lesões que esta provoca (lesões de órgãos alvo), ou seja, você é um hipertenso sem complicações. Como a hipertensão só dá sintomas quando o indivíduo tem uma crise hipertensiva ( que é um quadro de UTI ), ou quando ocorre uma complicação por lesão de algum órgão, a maioria das pessoas sente-se bem e tem uma enorme resistência em tratá-la. Não existe tratamento milagroso. Em termos de tratamento não medicamentoso recomenda-se reduzir o peso, a ingesta de sal, evitar fumo, e praticar exercício que condicionem o organismo (exercícios aeróbicos, como natação, caminhada, bicicleta

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.