<

Correio Eletrônico

AVC Isquêmico
06/08/97

Prezados Senhores,
minha mãe sofreu um AVC e atualmente esta no CTI em coma. Parece que uma pneumonia, que ela já devia ter, esta atrapalhando a sua recuperação. Gostaria de saber um pouco sobre o que lhe ocorreu.
O AVC e isquemico e atingiu o tronco cerebral e o tálamo. Quando ela entrou no hospital não mexia com o braço e a perna do lado direito e sua boca estava torta.
Ela e hipertensa e diabética e tem 68 anos. Qual seria o tratamento teórico em casos semelhantes e que seqüelas ela devera apresentar após (se Deus quizer !) sair da coma? A propósito o que e coma?
Muito obrigado!

Marinho

Considerando um AVC isquêmico EM TRONCO CEREBRAL em paciente diabético e hipertenso de 68 anos, as seqüelas que pode apresentar são imprevisíveis. Coma, em termos simples, é um estado de inconsciência na qual o paciente é incapaz de interagir de modo voluntário com o ambiente. Ocorre por acomentimento metabólico cerebral (ex. baixa taxa de glicose no sangue, baixa oferta de oxigênio, de fluxo sangüíneo cerebral, ou sob ação de substâncias tóxicas), ou estrutural - no tronco cerebral, ou em ambos os hemisférios simultaneamente (ex. AVCs, tumores, traumas diretos)

Dr. Nevair Roberti Gallani - Neurocirurgião e Intensivista / ATLS em Campinas - SP.

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.