<

Correio Eletrônico

Mononucleose
06/08/97

Gostaria que dessem o máximo de informação disponível sobre a mononucleose (por exemplo: como se apanha, se é contagioso,etc.)
Obrigado,
Francisco
Aproveitando a pergunta darei uma visão geral da doença.

A mononucleose infecciosa é uma doença geralmente benigna e autolimitada. Existem provas de que o vírus de Epstein-Barr seja o agente causador desta doença, pois já foram identificados anticorpos específicos para este vírus na fase aguda da doença.

O vírus pertence ao grupo dos herpes vírus e infecta células do sistema linforreticular humano (gânglios).

Dois tipos de câncer tem sido relacionados com a presença deste vírus: o carcinoma nasofaríngeo e o linfoma de Burkitt.

A chamada síndrome "mononucleose-like" baseia-se na presença de achados clínicos e hematológicos da doença na ausência de anticorpos específicos, sendo outros agentes etiológicos implicados. São os casos achados na infecção pelo vírus citomegálico, rubéola, hepatite, herpes simples e outros.

É uma doença de distribuição universal, apresentando-se sob forma endêmica. É mais comum entre os 2 a 5 anos. A transmissão se dá pelo contato direto e íntimo (deste modo é contagiosa), sendo que na fase aguda é evidenciada a eliminação constante do vírus na saliva. Também é relatada a transmissão por transfusão sangüínea e a transplacentária.

O tempo de incubação varia de 4 a 7 semanas. Os sintomas são:dor de garganta, febre, dor muscular, astenia, linfadenopatias (gângliosaumentados) generalizadas, aumento do baço e fígado (menos freqüente), edema palpebral, exantema (rash cutâneo) Bold">Não existe tratamento específico sendo usado medicação sintomática e repouso devido a benignidade da doença. Dr.Jorge Magalhães - Clínica Médica - Rio de Janeiro- RJ

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.