<

Correio Eletrônico

Trichomonas Vaginallis
03/06/97

Da última vez que fui ao ginecologista e fiz exames, estava com Tricomonas vaginalis. Tomei a medicação indicada. Melhorei, entretanto, apesar não ter qualquer corrimento, estou com um odor desagradável. Tenho muito cuidado com higiêne pessoal. Será que alguma relação com o problema acima? O que é realmente o Tricomas vaginalis? Como ele é transmitido? Qual o tratamento adequado?
Grata,
P.A.G.C.D.
O Trichomonas Vaginallis é um protozoário patogênico causador de uretrites(nos homens e mulheres) e vaginite (nas mulheres).

Embora causador de vaginite nas mulheres, cujo principal sintoma é o"corrimento" amarelado acompanhado de prurido, freqüentemente não se observa alteração do odor vaginal.

Sua transmissão pode ser acidental(vestes, higiêne, etc..) como pela relação sexual. Classificamos a tricomoníase como uma parasitose "eventualmente" adquirida pela relação sexual.

Caso você tenha tratado adequadamente, possivelmente o odor referido não tenha qualquer correlação com o Trichomonas.

Muitas vezes, mudanças no ph vaginal (alcalino) levam ao aparecimento de odor desagradável, principalmente após uma menstruação, facilitando a proliferação de germes comensais na vagina (ex. Gardenerella) que produzem aminas voláteis que mesmo com toda a higiene empregada causa imenso desconforto quanto ao odor produzido.

Existem inúmeros produtos (cremes) que restauram o ph vaginal e aliviam os sintomas. Consulte o seu Ginecologista. O.K.!

Dr. José Augusto Machado -Ginecologia, Oncologia e Mastologia - Rio de Janeiro/RJ

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.