<

Correio Eletrônico

Fraturas no Acetábulo
03/06/97
Devido à fraturas no acetábulo (lado direito), fui submetido a uma cirurgia. Durante a cirurgia o nervo ciático foi lesionado, acordei sem sensibilidade no pé direito e sem conseguir flexioná-lo, fui recuperando a sensibilidade nos primeiros meses, mas decorrido quatro anos a flexão do pé retornou só um pouco. Gostaria de saber:

1- Ainda há possibilidade de alguma melhora?

2- Existe uma movimentação involuntária incessante dos musculos da perna, principalmente abaixo do joelho, isso é normal nesses casos e porque?

3- Estou sempre sentindo dores na extremidade do pé, é como se o meu pé estivesse constantemente sendo forçado para baixo, e quando utilizo muito o pé as dores aumentam, não são dores fortes, mas são constantes, isso é normal nesses casos?

4- Atualmente eu me locomovo sem ajuda de aparelhos, a minha marcha éum pouco deficiente, mas não me impede que eu tenha uma locomoção para exercer minhas atividades, não posso é claro praticar esportes que exijam corrida ou exercer situções que exijam equilíbrio. Gostaria de saber se do ponto de vista médico eu sou uma pessoa deficiente, e se (não sei se é da area de vocês) do ponto de vista legal. Isso é importante para mim pois tenho prestado concursos públicos e na hora da inscrição fico em dúvida se posso me inscrever nas vagas destinadas por lei aos deficientes fisicos.

Ansioso aguardo sua resposta.
Grato.

Marcos

Caro Marcos,

Se seu nervo ciático estava bom antes da operação, houve alguma lesão durante o procedimento e deve ser compensado pela perda. Eu nao sei se isso é possivel no Brasi, mas para responder suas perguntas:

1. A operação ocorreu há quatro anos, portanto a atuação do nervo que voce tem hoje é a melhor que voce terá em toda sua vida.

2. A ocorrencia de movimentacao anormal na sua perna não é normal.

3. A dor que voce sente pode ser resultado de uma distrofia simpatica. A funcao excessiva do nervo simpatico pode causar os sintomas que voce sente no pé. Se for o caso, voce deve consultar um neurologista. Isso pode ser tratado com remedios, bloqueadores simpaticos e talvez um estimulador da medula espinhal.

4. Eu recomendaria um ortotico plástico para manter seu pé em posição neutra. Medicamente voc direitos reservados. Reprodução proibida.