<

Correio Eletrônico

Paralisia Cerebral
15/05/97

Em que situações específicas pode ocorrer a paralisia cerebral? Em quemedida a hidroterapia pode auxiliar no tratamento?
>Maurão
Caro 'leitor ' da Revista Saúde e Vida On Line
Maurão
As 'situações especificas' em que podem ocorrer o surgimento de quadros de Paralisias Cerebrais são, principalmente, as associadas à gestação, quando podem ocorrer problemas no período pré-natal, antes e durante o parto, e logo após o mesmo. Na maioria das vezes a mãe (gestante) pode ter complicações da sua gravidez, por pressão arterial alta, desnutrição, doenças metabólicas ( como o diabetes ), e infeções viróticas ou bacterianas ( como a Rubéola e as Meningites, tão comuns em nosso pais, infelizmente !!!), assim como podem ocorrer problemas antes ou durante o trabalho de parto, como os casos de sofrimento fetal associados a traumas obstétricos, que levando à ma oxigenação do cérebro ( sistema nervoso central ) do feto, causam uma lesão irreversível nas células (neurônios) que dependendo da área afetada causam diferentes formas de paralisia cerebral, havendo sempre distúrbios motores associados.
Cabe ressaltar, como já afirmamos em nossa homepage do DEFNET, que as 'paralisias cerebrais NÃO são doenças", pois são uma lesão cerebral, devido à falta ou ma oxigenação do SNC, caracterizando as hipoxias ou anoxias cerebrais, que não tem caráter progressivo, não são transmissíveis, não contaminam, e não apresentam sintomas alem dos distúrbios motores ( que chamamos de Distúrbios de Eficiência Física DEF)apresentando, em alguns casos, outras deficiências físicas e cognitivas associadas.
Ainda temos de salientar que quanto à técnicas de atendimento das Paralisias Cerebrais, ha uma serie de tratamentos imprescindíveis e outros auxiliares, como a Hidroterapia, que são de grande importância, principalmente se iniciados o mais precocemente possível. As técnicas tem evoluído no mesmo ritmo dos avanços tecnológicos da humanidade, com o uso desde a Informática ate novos medicamentos, como Toxina Botulinica, que bem aplicados tem resultados fantásticos e surpreendentes.
A hidroterapia, em local adequado (piscina t&e deste contato afetivo e alegre com os cavalos. Portanto, assim como a equoterapia e a hidroterapia, ha ainda uma vasta gama de novas e consagradas terapias indicadas para crianças e adolescentes com paralisia cerebrais.
Oriento-o (s) para que verifiquem a especialização e a competência dos profissionais que prestam serviços nestas áreas, já que ha uma multiplicidade de características do portador de deficiência física que precisam ser respeitadas. Dizemos que Não ha dois paralisados cerebrais com o mesmo tipo de quadro, pois, como já foi dito ( na dependência da área cerebral atingida e do tratamento empregado ) todas estas crianças tem singularidades e individualidades.
Caso deseje maiores informações poderão ser obtidas em nosso Banco de Dados, na nossa homepage ou em contato por outros meios.Espero ter lhe ajudado a compreender um pouco mais das possibilidades de portadores de paralisia cerebral, lembrando que : " A PREVENÇÃO DAS PARALISIAS CEREBRAIS E OUTRAS DEFICIÊNCIAS COMEÇA COM A INFORMAÇÃO ".Estamos a sua inteira disposição para maiores informações.
Um abraço caloroso, e continue a perguntar sempre ...
Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade (presidente e fundador)DEFNET Centro de Informática e Informações sobre Paralisias CerebraisProjeto GeoOrgos - Banco de Dados - Rio de Janeiro /RJ

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.