<

Correio Eletrônico

Viciado em anabolizantes na musculação
12/5/2001
Prof. Dr. Renato,

Acessei uma resposta que o Dr. deu à um rapaz de 18 anos, em 04.01.2001 no site "Saúde & Vida On Line" sobre o hormônio do crescimento GH, e gostaria muito se o Dr. pudesse dispor de alguns minutos para me dar maiores informações para que eu obtenha uma argumentação plausível para convencer uma pessoa viciada em musculação; dado meu desconhecimento no assunto.

Essa pessoa já tomou várias doses de anabolizantes, pois mesmo sabendo que é proibido e que tem efeitos colaterais consideráveis, não acredita que seja "tão ruim" assim, já que muitos atletas (se assim podemos chamá-los) já tomaram e obtiveram o resultado desejado: um corpo artificialmente grande.

Ele possui uma estrutura muito grande (sapato 45, tem 70cm de perna, 53cm de braço...........), não só devido aos esteróides anabólicos, mas também por sua constituição genética (herdou as medidas do pai). Além disso por levantar muito peso está com a caixa toráxica comprimida, e seu batimento cardíaco é abaixo da média (teve sopro quando criança, mas parece que não há mais).

Não consigo convencê-lo a fazer um acompanhamento médico para tomar este hormônio, embora eu acredite que nenhum médico esteja disposto a orientar e incentivar algo dessa natureza.

Desde já agradeço a atenção dispensada neste e-mail, e aguardo uma breve resposta, mas compreendo os muitos compromissos que o Dr. deve ter.

Atenciosamente,
L.

Resposta

Cara L.,

se ele não se convencer que faz mal, nem quiser ir ao médico, não há nada a fazer, certo?

Os malefícios dos anabolizantes estão amplamente documentados. Só não vê quem não quer.

Diga para ele, apenas, qual é o pior dessa história: os atletas que conseguem aumento da massa muscular pelo uso continuado de anabolizantes, conseguem apenas no curto prazo. Para manter os ganhos, vai ter que usar a vida inteira. Se ele parar, despenca tudo, fica pior do que uma massa muscular adquirida apenas com exercícios, pois o músculo é substituido por água, dá celulite e fibrose. E se ele não parar agora, acabará por desenvolver uma hepatotoxicidade que acabará com a saude dele para o resto da vida. Ai vai ter que parar na marra, e vai despencar tudo do mesmo jeito (pior, porque vai ser com uma idade mais avançada, quando os efeitos são muito mais sérios e irreversíveis). Portanto. a conclusão é que somente uma pessoa totalmente irracional e MUITO BURRA usaria um anabolizante, devido a esta conclusão lógica. Fale para ele pensar no futuro dele, não no presente.

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

Copyright © 1996-2002 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.