<

Correio Eletrônico

Alcoolismo e Depressão
10/10/2001
Meu marido sofre de depressão e alcoolismo, tendo sido internado para tratamento clinico há 15 meses atrás, pois apresentava um quadro geral péssimo, com desnutrição e anemia e uma depressão profunda. 

Ele conseguiu se manter longe das bebidas por 14 meses e foi uma felicidade só para todos; porém as pessoas não entendem a gravidade da doença e presumem que a pessoa possa ter o controle soberano sobre a bebida e reiniciaram os convites há 3 meses. 

Resultado: recaída, e temo ainda que ele possa tentar acabar com sua vida num extremo da depressão pois seu humor é variável quando está embriagado. Não preciso citar o quanto é difícil essa situação para mim, pois a  família dele entende mas não compreende e cada um tem sua vida; a quem recorrer?

Estou me afastando cada vez mais do trabalho , inventando pretextos para ficar com ele, pois só parece que ele fica pior.

O que fazer? O senhor poderia me orientar????

Resposta

Aconselho que seu marido filie-se ao programa de Alcoólicos Anônimos. Ele deve passar a evitar qualquer grupo social em que a bebida seja incentivada, mesmo ao custo de afastar-se definitivamente de parentes. Além disso, deve voltar a consultar um psiquiatra especializado em dependência de alcool, e iniciar um tratamento com medicamentos para a depressão. Talvez a internação seja novamente necessária..

Felicidades!

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

Copyright © 1996-2002 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.