<

Correio Eletrônico

Impotência e Propecia
10/9/2000
Gostaria de saber qual atitude deveria tomar uma vez que meu marido de 38 anos está tendo dificuldade em ter relações comigo, conversamos sobre possiveis preocupações, stress e ele diz que não tem nada nesse aspecto interferindo para chegar a esse ponto, somente preocupações que ele sempre passou.

Haveria alguma relação em ele estar ingerindo vinho ultimamente com uma certa frequencia, aboliu totalmente o açucar, uso do medicamento Propecia, por favor me orientem para que ele não fique mais nessa situação constrangedora.
 

Resposta


Aconselho seu marido a procurar um urologista especializado em disfunção erétil, em primeiro lugar. Se nada for achado do ponto de vista físico (cerca de 60% dos casos de impotência têm causa física), então aconselho procurarem um psicólogo especializado em sexologia.

O medicamento Propecia tem um efeito de diminuir a potência sexual em 1 entre 50 pacientes. Pode ser o caso, mas só o médico poderá dizer. Em caso de dúvida, suspenda o uso do medicamento. Também pode ser algum problema hormonal ou circulatório. Será necessário realizar exames especializados.
 
Com sua ajuda positiva e encorajamento, com o aprendizado de algumas técnicas de excitação sexual, e, principalmente, com a orientação do urologista, vocês seguramente poderão vencer juntos essa pequena dificuldade e serem felizes sexualmente! Não desanime, e procure ajuda. Pode ser uma coisa simples. Atualmente existem ótimos tratamentos, como o Viagra, que têm ajudados muitos maridos nessa situação.
 
Boa sorte!
 
Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
 

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.