Correio Eletrônico

Depressão Severa Feminina
30/12/2003


Estou precisando muito de ajuda, pois estou passando por um momento dificil de minha vida, desmaio com freqüência, sinto-me muito triste, choro muito por qualquer coisa, quando as amigas vão em casa fico bem, mas quando elas saem me dá um vazio e choro muito, dá umas palpitações e doe muito minha cabeça, não durmo, passo a noite acordada, não sinto fome de maneira alguma, tenho a
sensação de está morrendo, as vezes não consigo me levantar, nem abrir meus olhos.

Não tenho apoio de ninguém, da minha familia, nem do meu esposo, estou somente nas mãos de Deus, mas estou aqui pedindo encarecidamente ajuda, por favor me ajudem, me ajudem, não estou bem, fui ao médico gritando com muita dor de cabeça e ele achando que era frescura. Falaram a ele que eu tinha depressão mas ele me xingou de tudo quanto foi jeito, me espulsou do hospital, sai igual a uma louca correndo, cai na poorta do hospital e não obtive ajuda de ninguém que lá se encontravam.
Por favor....
R.

Resposta

Cara R., você parece estar mesmo com depressão severa.
É uma doença orgânica, não é loucura, nem frescura. Você está seriamente doente e precisa se tratar com um médico especializado. Procure sozinha um médico psiquiatra e conte tudo para ele, com calma, sem se afobar ou gritar. Conte tudo o que está acontecendo com você. Vocè pode estar com alguma doença séria do sistema nervoso, e precisa fazer vários exames para verificar se não tem um tumor cerebral (desmaio e dor de cabeça são raros em depressão, podem ter uma outra causa).

Depois, com um diagnóstico feito pelo médico (peça um atestado por escrito) e a receita, fale com sua família, e mostre tudo para eles,conte o que o médico falou, e mostre para eles que você tem um mal real e precisa se tratar.

Peça a ajuda deles, pois 20% das pessoas com depressão que não se tratam morrem de suicidio.

Não entre em conflito com os médicos, nem se comporte de uma maneira que faça eles pensarem que você está lá simplesmente para perturbar. Acho inacreditável que tenha acontecido isso com você no hospital. Um médico tem que ser treinado para socorrer o paciente e ajudá-lo, qualquer que seja a situação.
Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP


Copyright © 1996-2003 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.