<

Correio Eletrônico

Tratamento alternativo do câncer de fígado
7/1/2003

Dr. Renato

Acho que dezenas destes e-mail's devem chegar ao Sr. mas estamos
desesperados e não sabemos a quem recorrer, por isso estou começando com este e-mail minha busca sem limites para o problema que meu pai está passando. Em março de 2001 descobriu que tem um colangiocarcinoma no fígado que já tomou grande parte do órgão. Meu pai passou pelos médicos do Hospital das Clínicas, que iniciaram um lento diagnóstico de sua situação, e depois de um certo período resolveram fazer uma cirurgia (sem sucesso) para retirada do tumor. Segundo os médicos, outros "pontos" de metástase já tomavam as outras partes do fígado e nada mais poderia ser feito. Hoje ele está sendo acompanhado pelos médicos de minha cidade, que já estão dizendo que vão parar com a quimioterapia que ele está fazendo, pois não está surtindo efeito algum, inclusive o tumor já aumentou.

Sei que a medicina convencional é um tanto cética frente à busca de curas alternativas, mas tenho procurado na internet algumas coisas e a maioria das referências indicam o uso de chá do Cogumelo do Sol que está sendo cultivado em diversos lugares e também o uso de Babosa (Aloe Vera) na forma de chá ou xarope. Citam inclusive casos de cura(?). O Sr. acredita nestas opções? Têm alguma bibliografia ou experiência a respeito dos assuntos?

No aguardo. Um abraço.
B.

Resposta

Caro B.:

A situação do seu pai realmente parece ser muito grave, pois o câncer de fígado que ele tem, ainda mais acometido de metástases generalizadas, é de dificil solução. Se a quimioterapia não está funcionando, não há muita coisa a fazer mesmo, pois só existe um fígado. Nesses casos de metástase, inclusive, o transplante de fígado, que poderia ser a unica solução para seu pai, não costuma ser adotado pelos médicos.

Entretanto, não perca as esperanças e continue a fazer o tratamento
recomendado pelos médicos. Acho que está correto. Quanto ao seu desejo de recorrer à medicina alternativa, minha opinião é que de forma nenhuma vocês devem tentar esse caminho. Todos esses tratamentos são inefetivos, verdadeira picaretagem. Têm a venda proibida, e alguns deles trazem detrimento à saúde de pacientes depauperados pelo câncer. Não perca tempo, nem dinheiro com isso: ao contrário, se você suspender a esperança na medicina tradicional, aí é que seu pai morrerá mais cedo. A medicina não é um "tanto cética" quanto a esses pseudo-tratamentos: eu diria que é muito mais: trata-se de um caso de polícia.

Boa sorte para seu pai e você!

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini

Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

Copyright © 1996-2002 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.