<

Correio Eletrônico

Falta de desejo sexual no homem
13/5/2003

Gostaria de uma orientação do Sr. , caso seja possível. Tenho 42 anos. Sou casada e tenho 2 filhos. Estou casada com meu marido atual há 1 ano. Só que de um tempo para cá ele teve Síndrome do Pânico e começou a tomar AROPAX e FRONTAL. Atualmente toma AROPAX diariamente e FRONTAL só quando viaja. Ele também bebe diariamente. Na verdade o que me preocupa é que ele está totalmente desinteressado por sexo. Já nem me beija empolgadamente, só
selinho, se me entende. Gosto de sexo e o amo muito. Não quero me enganar e não quero também me precipitar. Ele diz que me ama, que nmão tem outra pessoa. Mas eu acho tão estranho. às vezes penso se ele está se enganando, se não gosta de sexo, se será o remédio, a bebida, ou teria outra opção sexual. Penso em sair fora. Estou muito confusa. Não quero traí-lo. Mas estou também me anulando. Não sei o que fazer.

Gostaria de uma orientação se isso for possível. Esto fazendo terapia. Ele também. Mas não vejo avanços. Por favor, se puder me responda. Eu o amo. Não quero magoá-lo e nem me magoar. Quero entender o que pode esatar havendo, ter um caminho...
Um abraço,
M.

Resposta

Cara M.:

o caso do seu marido é muito simples e muito fácil de resolver. Basta vocês quererem. A síndrome do pânico, a depressão que costuma acompanhá-la, e, principalmente os medicamentos que ele está tomando, diminuem ENORMEMENTE a libido sexual do homem, chegando a suprimi-las completamente em muitos homens. A bebida agrava em muito este quadro. Não é absolutamente culpa dele, e nesta condição, a ultima coisa que ele vai pensar é ter outra mulher. Sua desconfiança, portanto é totalmente sem justificativa. É esta a explicação, que você já intuiu.

Recomendo que você seja compreensiva até ele acabar o tratamento e voltar a ser uma pessoa normal, sem pânico ou depressão. Você deve ajudá-lo e apoiá-lo totalmente nesse período, mudando sua atitude quanto ao sexo, e, se necessário, se controlando por um certo tempo até as coisas melhorarem. Uma cobrança sexual sua fará ele se sentir cada vez mais inadequado e incompetente como homem (isso é um sentimento masculino típico que as mulheres não entendem bem, e que faz um mal enorme à psique masculina, ou seja, impotência e incapacidade de satisfazer a propria mulher). Ele deve se sentir mais mal com tudo isso do que você, podes crer. Tudo poderá piorar, colocando seu casamento em risco. Ele te evitará cada vez mais, afastando-se e retraindo-se, se você não tiver uma atitude de maior apoio e compreensão e não conversar abertamente com ele sobre isso. A depressão causa muitas, muitas separações, sabia?

Recomendo também que você assuma um papel mais ativo no sexo, e que ele consulte um urologista ou endocrinologista, para começar a tomar Viagra, que ajuda muito quando está em tratamento, como agora. Da parte dele, ele vai ter que entender que para não te perder, precisará mudar seu jeito de ser, incluindo parando totalmente de beber. Inclusive ele não pode beber NADA quando está tomando Aropax e Frontal. Está escrito na bula. O efeito combinado sobre a libido é bombástico.

Espero sinceramente que seja muito feliz. Tenha a certeza que se você conversar sinceramente com seu marido sobre isso o que eu falei, ele vai sentir um enorme alívio, e vai te amar muito mais por isso. O casal deve resolver juntos as dificuldades na área sexual. Se necessário, consulte um psicólogo especialista em sexologia e aconselhamento de casais.

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

Copyright © 1996-2002 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.