<


Correio Eletrônico

Perigos em Mascar Favos de Mel
30/11/2002
Caro Doutor:

Outro dia comprei uma gavetinha de favos de mel natural, de um ambulante que passou aqui em casa. É delicioso, mas fiquei com medo que possam causar algum mal à saúde. Tenho sobrinhos pequenos que adoram essa guloseima!

Poderia me dar alguma informação a respeito? 

Muito obrigada
Silvia

Resposta

Cara Silvia:

Realmente você tem razão em se preocupar com os problemas de saúde que podem ser causados pelo consumo do favo de mel "in natura".

O mel é composto de glicose quase pura, excretada por uma glândula especial da abelha (Apis mellifera). O favo é um casulo de cera (também produzido por outra glândula especializada das abelhas operárias), usado para alimentar as pupas botadas pela abelha-rainha. Por isso, são muito energéticas, e têm outras substâncias que são benéficas para a saúde humana.

Entretanto, por esse motivo, os favos são meios de cultura ideais para a proliferação de bactérias. Como os favos são fechados por selos de cera, bactérias anaeróbicas (isto é, que não precisam do oxigênio para se desenvolverem) podem crescer, especialmente o Clostridium botulinium, que produz uma neurotoxina extremamente mortal, chamada toxina botulínica (botox).

O botox pode estar presente em pequenas quantidades em favos velhos e pode não fazer muito mal para adultos, mas podem afetar e atá matar bebês e crianças pequenas, de até um ano de idade. Já foram relatados casos na literatura médica em que crianças ficaram semanas na UTI, com respirador artificial, até sair toda a toxina do organismo. Cerca de 5 a 10% do mel comercializado contém esporos de C. botulinum.

Especialmente, não compre mel de vendedores ambulantes, pois eles não foram sujeiros à inspecção sanitária e não têm prazo de validade. Guarde os favos na geladeira para impedir o crescimento das bactérias.

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini
Professor-Adjunto, Depto. Genética Médica
Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

Copyright © 1996-2002 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.