<

Correio Eletrônico

Doces e Dentes
19/09/97

Estava olhando sua página por causa de um trabalho de escola, e consequi fazer o trabalho mas falta uma questão que eu não encontrei na sua pagina, é esta: "como os doces podem prejudicar minha dentição" espero que consiga me ajudar.

Vinícius

Prezado Vinícius,

Uma dica importante sobre dieta é que a freqüência e o tipo de açúcar é mais importante que a quantidade total consumida. O açúcar é um excelente meio para o crescimento de bactérias na placa dentária. A cada exposição do açúcar há um aumento da atividade metabólica das bactérias, resultando numa formação de ácidos que dissolvem o esmalte dos dentes.

A cada instante em que o açúcar é consumido, o ácido da placa, produzido pelas bactérias, pode permanecer por aproximadamente 20 a 30 minutos, promovendo a descalcificação da superfície do dente. Portanto, quanto mais exposição ao açúcar, maior é o período de produção de ácidos e é também maior o índice de cárie dentária.

A área do esmalte atingida pelo ataque sofre uma lesão chamada cárie, cárie inicial, conhecida como lesão mancha branca. Se o paciente se submeter a uma limpeza e aplicação do flúor, resultará em lesão sem cavitação, que mediante um acompanhamento odontológico, ocorrerá à remineralização da lesão(odontologia preventiva). Caso persista a presença contínua da placa, do açúcar, das bactérias e dos ácidos produzidos por elas, a cárie inicial resultará em lesão com cavitação, então o profissional deverá partir para a odontologia restauradora e não mais a preventiva.

Uma vez que os pais se convençam das necessidades de modificação da dieta, e que ela pode ser feita de forma agradável, obterá sucessos com as modificações dos hábitos alimentares.

Dra. Micheli Nahas Matiello - Dentista em Bauru - SP

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.