<

Toxoplasmose

Dr. Francis M. Flosi



A toxoplasmose e uma zoonose muito importante freqüente em nosso meio. Pode-se afirmar que esta zoonose é de distribuição universal. Alguns autores citam que 1/3 da população mundial está afetada, a grande maioria de forma crônica e assintomática. Esta doença é causada por um parasita o Toxoplasma gondii, sendo o hospedeiro definitivo mais importante o GATO. Esta zoonose constitui-se em grave problema para saúde humana podendo causar lesões sistêmicas principalmente neurológicas e oculares que resultam em graves seqüelas como cegueira, retardo mental e deformidades congênitas.

Esta zoonose e causada por um protozoário, que é transmitido para a espécie humana pela ingestão de oscito e cistos parasitários de trofozoitos, bem como pela passagem transplacentaria , da mãe para o feto. Caracteriza-se por problemas oculares, musculares, articulares, cardíacos e cerebrais.

O Toxoplasma gondii se apresenta em três formas principais, os traquizoitos que se encontram nos órgãos, sangue e secreções de animais na fase aguda da doença. Os bradizoitos que se encontram dentro dos tecidos que causam infecção latente ou crônica. E os Oocistos que se formam exclusivamente no intestino do gato e felinos silvestres. Os Oocistos dentro do organismo infectado dão origem aos Taquizoitos que se multiplicam rapidamente e são levados a todos os órgãos causando infecção generalizada, aguda, que muitas vezes passa despercebida. Os Taquizoitos dão origem aos Bradizoitos que vão infectar novas células formando cistos que se mantém no organismo por tempo indeterminado constituindo a fase crônica da doença.

O gato, principal responsável pela contaminação do homem e dos animais domésticos, contrai a infecção ao comer carnes cruas com bradizoitos , ou ratos e pássaros contaminados.

A fontes de infecção vem dos hospedeiros definitivos do parasita que é o gato doméstico e outros felinos silvestres, no intestino dos quais se desenvolve e dão origem aos Oocistos, eliminados através das fezes para o meio ambiente.

A transmissão para o homem se da pelas vias placentárias, transfusões de sangue, transplantes ou acidentes em laboratórios. Pela ingestão de cistos presentes em carnes cruas ou mal cozidas e também pela ingestão ou inalação de Oocistos presentes no solo, alimentos, fezes e manuseio com gatos, pombos, roedores.

A Toxoplasmose humana pode ser de duas formas : Congênita e Adquirida.

A TOXOPLASMOSE CONGÊNITA é o resultado da infecção da mãe durante a gestação e pode se apresentar no período neonatal ou primeiros meses de vida ou ainda na infância e adolescência tendo como sintomas : hidrocefalia, convulsões, calcificações cerebrais e atrofia cerebral, hepatoesplenomegalia, anemia hemolitica e finalmente alterações oculares.

A TOXOPLASMNOSE ADQUIRIDA é o resultado da ingestão do parasita e outras formas de infecção e tem como sintomas : febre , linfoadenopatias , pois o diagnóstico precisa ser preciso.

O tratamento da Toxoplasmose tem como objetivo a eliminação rápida do parasita, evitando a sua multiplicação. Combater os fenômenos inflamatórios evitando o surgimento de seqüelas indesejáveis e com isso impedir recidivas. Prevenir ou amenizar o aparecimento da doença em fetos de mães infectadas na gravidez.

O tratamento em animais não é recomendado por ter uma preocupação com a saúde pública, pois durante este período o animal em questão estará contaminando o ambiente e os profissionais que estão em contato com o animal a ser tratado.

Concluído e considerando que a Toxoplasmose é uma zoonose importante em Saúde Pública surge implantar-se ações de controle efetivo. Estas ações, devido a complexidade e natureza da doença, devem ser desenvolvidas em perfeita integração pelas Instituições de Saúde e os profissionais de saúde.

Dr. Francis M. Flosi

Veterinário em Campinas - SP


Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.