<
Algumas doenças que podem ser evitadas com a Vacinação 

Lúcia helena Salvetti De Cicco


Sarampo

O sarampo é doença muito contagiosa, ou seja, é uma doença que passa de uma pessoa para outra com muita facilidade. Isso acontece quando o doente de sarampo tosse, espirra, fala ou mesmo respira; pois, o micróbio do sarampo fica no nariz e na garganta do doente.

 A doença começa como se fosse um resfriado comum: a criança tem febre, tosse, coriza (o nariz fica escorrendo) e conjuntivite (olhos vermelhos). Alguns dias depois, aparecem pequenas manchas vermelhas pelo corpo, começando atrás das orelhas, no pescoço, no rosto, passando para o resto do corpo, pernas e braços.

 Mas, o sarampo não é apenas isso. A doença é grave e deixa o corpo fraco. Essa fraqueza facilita o aparecimento de inflamação no ouvido, pneumonia e diarréia. 
 

Poliomielite (Paralisia Infantil)

A Poliomielite, também chamada paralisia infantil, é uma doença grave causada por um micróbio que entra no corpo da pessoa sadia pela boca.

 É uma doença que passa de uma pessoa para outra com muita facilidade. O Micróbio sai do corpo do doente principalmente pelas fezes, ou ainda quando o doente tosse, espirra ou fala.

 A poliomielite começa como se fosse um resfriado. A pessoa tem febre, vomita e sente dores no corpo. Na maioria das vezes, a doença fica só nisso; não se agrava. Mas, Mesmo que o doente não piore, está espalhando o micróbio da doença.

 Algumas vezes, o micróbio entra o corpo da pessoa, e a doença pode se agravar e aparecer a paralisia de uma perna ou de outras partes do corpo. Nesses casos, quando o doente não morre, fica paralítico ou defeituoso. 
 

Difteria (Crupe)

A difteria, também conhecida como crupe, é uma doença que começa como se fosse um resfriado, a criança tem dor de cabeça e de garganta.

 O micróbio da difteria pode atacar a garganta (amigdalas, faringe, laringe) e o nariz e, nesses lugares pode surgir uma placa esbranquecida, o pescoço pode ficar inchado e duro, o hálito (bafo) cheira mal. A criança fica pálida e mole. A micróbio pode atacar também o coração e outras partes do corpo, a criança fica com a fala diferente e com dificuldade para respirar. 
 

Coqueluche (Tosse braba)

A coqueluche, também conhecida como "tosse braba", é uma doença muito comum na infância. Começa como se fosse uma gripe, a criança tem febre e apresenta secreção nasal.

 Quando a doença se agrava, a tosse vai ficando mais forte. A criança tem crises repetidas de tosse e, no final da crise, respira com um assovio forte, como se fosse um "guincho". Quando a criança tem esses acessos pode vomitar uma gosma. O período dessas crises de tosse pode durar de um a dois meses ou mais.

 A coqueluche se espalha e ataca outras pessoas quando o doente tosse, espirra ou fala.

 Â coqueluche é uma doença grave porque a tosse repetida, o choro e a febre enfraquecem a criança, ela pode piorar e vir a morrer de pneumonia.
 

Tétano

O tétano é uma doença que não passa de uma pessoa para outra. O micróbio que causa a doença vive na terra, na poeira da rua, nas fezes de animais, principalmente cavalo.

 Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode pegar o tétano quando se fere com pregos, latas velhas, vidros e arame contaminados.

 Mesmo os ferimentos causados por objetos que parecem limpos (agulha, tesoura, espinho de planta), podem estar com o micróbio da doença.

 Quando o micróbio do tétano entra no corpo da pessoa, por qualquer um desses ferimentos alguns dias depois os músculos ficam duros principalmente os do queixo e a pessoa não consegue abrir a boca, nem engolir. À medida que a doença agrava a pessoa fica irritada e sente muita dor. O barulho, a claridade ou um movimento com o doente fazem com que seu corpo se estique todo.

 O tétano que ataca a criança pequena (recém-nascida) é conhecido como tétano umbilical ou "mal-de-sete-dias". Ele acontece quando o umbigo da criança não é bem cuido, ou seja, quando o cordão umbilical foi cortado com tesoura que não foi fervida, ou quando a pessoa coloca teia de aranha, fumo ou fezes de animal no umbigo da criança.

 Quando o tétano ataca o recém-nascido, ele deixa de comer, pois tem dificuldade paa chupar o seio ou a mamadeira. Além disso, chora sempre e fica com as pernas esticadas e os braços dobrados junto ao peito, com as mãos fechadas.

 Para evitar o tétano no recém-nascido, é preciso vacinar toas as mulheres grávidas com o toxóide tetânico. 
 

Tuberculose

É uma doença contagiosa cusada por um micróbio chamado bacilo de koch.

 O contágio se dá do doente para a pessoa sadia, quando ou ela tosse ou ela respira. As pessoas que moram, trabalham ou estudam com pessoas doentes tem mais facilidades de adoecerem.
 

Vacinas

Vacinas iniciar com: Nº de doses observações
contra a poliomielite (paralisia Infantil) 2 meses 3 Nas campanhas vacinar a partir do Nascimento. Disponível em toda a rede de serviços.
Contra a Difteria, o tétano e a Coqueluche (Tríplice-DTP) 2 meses 3 Disponível em toda a rede de serviços. A partir dos 7 anos aplicar a dupla adulto(dt)
Contra o Sarampo 9 meses 1 Disponível em toda a rede d serviços. Dose adicional deve ser dada após os 12 anos
Contra a Tuberculose(BCG) a partir do nascimento 1 Disponível em toda a rede de serviços. Dose adicional deve ser dada após os 6 anos.
Contra o tétano Neonatal (Mal de 7 dias) e o Tétano Acidental a partir dos 7 anos 3 Vacinar nos municípios de risco as mulheres de 15 a 49 anos. Disponível em toda a rede de serviços. Vacinar a gestante e outros grupos
Contra a Febre Amarela a partir dos 6 meses 1 Disponível em toda a rede de área de endêmica. Para viajantes vacinar 10 dias antes.
Contra a Hepatite B a partir do nascimento 3 Disponível em todas a rede de área de endêmica.profissionais de saúde e grupo específicos devem ser vacinados

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.