<

AIDS - O que Fazer?

Lúcia Helena S. De Cicco

O causador da AIDS é o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Este vírus é capaz de destruir células importantes no sistema de defesa do organismo e a pessoa pode desenvolver, com maior ou menor gravidade, doenças como pneumonia, herpes simples, infecções por fungos do tipo Cândida (sapinho), doenças intestinais, tumores e outras. 

Existem testes capazes de detectar os anticorpos anti-HIV no soro (parte do sangue, de onde foram retirados os glóbulos vermelhos). Entre eles, estão o ELISA (o mais usado), a Imonofluorescência e o Western-Bloot. A utilização dos outros métodos serve para confirmação do diagnóstico. 

Assim que sabe que o resultado do teste foi positivo, normalmente as pessoas ficam muito abaladas e com medo do que pode acontecer no futuro. 

Importante saber que nem todos os soropositivos desenvolvem Aids, e que essas pessoas não se tornam inválidas ou imprestáveis. Muitas pessoas vivem anos infectadas pelo vírus, sem alterações de saúde. Não se pode saber por quanto tempo continuará sem sintomas, e nem qual ou quais deles aparecerão. No entanto, é muito importante ao portador de HIV tomar cuidado para não contaminar outras pessoas e também para não se recontaminar, pois novas contaminações podem favorecer o aparecimento da AIDS com a forma mais grave da infecção. 

Apesar de todo impacto que sofre com o resultado do teste positivo, o portador deve procurar se informar, da melhor maneira possível, sobre a infecção pelo HIV e saber administrar a sua vida, o trabalho, os amores e o sexo, nunca esquecendo dos seus direitos e de suas responsabilidades. 

Como é a transmissão do Vírus e como evitar?
Quais são os direitos de um portador de HIV.

Onde Encontrar Mais Sobre o Assunto 


Grupo Conviver - Ajuda a doentes de AIDS
http://www.embratel.net.br/infoserv/online/wcenter/conviver.html

Sociedade Viva Cazuza - Ajuda ao Portadores de HIV
http://www.worldsite.com.br/cazuza/
 
 

Copyright © 1996-2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma realização: Núcleo de Informática Biomédica
Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.